quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Livro Já tentei de tudo


Este pequeno texto foi tirado do livro, Já Tentei de tudo, da psicoterapeuta Isabelle Filliozati e a mamãe Mirela @demaeparamamae foi quem postou este trecho, eu achei o máximo porque eu tinha acabado de viver esta situação e fez todo o sentido para mim.



"Ele não começou a chorar apenas porque viu que você o estava olhando. Todo o mamífero espera a sua mãe antes de expressar um sentimento de pavor em voz alta. Na ausência da mãe, é melhor não se manifestar em demasia. Quando mamãe (=segurança) voltar, posso descarregar as tensões acumuladas. O mesmo processo está em curso quando o seu filho fica incontrolável à noite depois de passar o dia divinamente bem na creche. Ele aguentou situações de estresse sem nada demonstrar só "sucumbiu" quando você chegou. Às vezes isso é difícil para as mães, que podem ter a impressão de que a criança deixa o pior para elas, ou podem achar que não são boas mães (sobretudo quando o pai reforça: "olha, comigo estava tudo bem!") Choros e crises de raiva são às vezes (frequentemente) simples descargas de tensão dirigidas à fonte de amor incondicional: Mamãe. Você é o receptáculo preferido para os seus sentimentos; não por não ter autoridade, mas porque com você ele se sente seguro".



Quero comprar este livro correndo...


Se você tem filhos com idade de 1 a 5 anos sabe que toda criança faz manha, neste livro a psicoterapeuta Isabelle mostra que a pirraça em geral vista como manifestação de má vontade, desobediência, é na verdade, a única maneira que a criança conhece de expressar suas emoções e suas necessidades.


Por isso que precisamos nos informar muito, sempre, assim nos acalmamos e entendemos nossos filhos.




2 comentários:

  1. Má, adorei esse post! Mostra bem o quanto temos de aprender e quanta sensibilidade a maternidade estimula em nós. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Com certeza é isso mesmo, estou lendo o livro e estou adorando, muito legal, vale a pena a leitura!! Beijo!

      Excluir