sexta-feira, 8 de junho de 2018

Bolo de chocolate com amendoim, delicioso!

Pensa num bolo muuuuito bom!
Delicioso!
Eu amei esse bolo a receita é da Rita Lobo.
Segue abaixo:


  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 maçã
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de café coado
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga para untar a fôrma
  • farinha e chocolate em pó para polvilhar a fôrma


  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela pequena, misture ½ colher (sopa) de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de chocolate em pó para polvilhar a fôrma.
  2. Unte com manteiga uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Corte um disco de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida, pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado e unte novamente com manteiga sobre o papel. Polvilhe o fundo e laterais da fôrma com a mistura de farinha e chocolate, bata bem sobre a pia para retirar o excesso.
  3. Numa tigela, misture a farinha com o chocolate em pó e reserve. Lave, seque e corte a maçã ao meio – nem precisa descascar. Retire as sementes, corte em pedaços médios e transfira a maçã para o liquidificador.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à maçã – se um estiver estragado você não perde a receita. Acrescente o café, o óleo, os açúcares e bata bem até formar ficar liso.
  5. Transfira para uma tigela e acrescente a mistura de secos, em etapas, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame para incorporar. Por último, misture o fermento em pó.
  6. Coloque a massa na fôrma preparada e gire sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora – para verificar, espete um palito: se sair limpo, está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, aproveite para preparar a pasta de chocolate e amendoim.
  7. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.
  8. PARA A PASTA DE CHOCOLATE COM AMENDOIM


  9.        3 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado grosseiramente (cerca de 450 g)

           1 ¼ de xícara (chá) de amendoim sem casca nem sal

           3 colheres (sopa) de óleo


  1. Coloque o chocolate numa tigela de vidro e leve para rodar no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos até derreter – mexa a cada etapa para não queimar e derreter de maneira uniforme. Reserve.
  2. Numa frigideira pequena, coloque o amendoim e leve ao fogo médio para aquecer por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar levemente tostado. Transfira o amendoim ainda quente para o liquidificador e bata, no modo pulsar, até formar uma farofa úmida – se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula para misturar. Junte o óleo, o chocolate derretido e bata bem até formar uma pasta.
  3. Transfira para uma tigela e leve à geladeira para esfriar por cerca de 40 minutos, ou até que as bordas estejam firmes e o centro ainda derretido – assim a pasta fica na consistência ideal para rechear e cobrir o bolo. Mexa bem com uma colher e mantenha em temperatura ambiente até a hora de usar. Se preferir, prepare o creme de chocolate com antecedência e mantenha na geladeira até a hora de montar o bolo. Basta reaquecer no micro-ondas, de 10 em 10 segundos, mexendo a cada etapa até ficar macio novamente.
  4. Para a montagem:


  1. Assim que o bolo estiver frio, cubra a assadeira com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Descarte o papel manteiga e desvire o bolo sobre a tábua – assim a base, que é mais retinha, fica do lado de cima.
  2. Com uma faca de pão, corte apenas a superfície do topo do bolo para nivelar. Corte o bolo ao meio, no sentido da largura, para formar duas camadas (se preferir, utilize uma linha grossa em vez da faca).Transfira a primeira camada de bolo para o prato de servir.
  3. Com uma colher, espalhe metade da pasta de chocolate sobre a primeira camada do bolo, do centro para a borda – ela vai ser o recheio. Cubra com a segunda camada de bolo e pressione delicadamente para firmar.
  4. Coloque o restante da pasta sobre o topo do bolo, às colheradas, e espalhe com as costas da colher para ficar rústico. Polvilhe com o praliné e sirva a seguir.

OBS: você pode montar o bolo na manhã da festa (sem o praliné) e deixar em temperatura ambiente até a hora de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário