quinta-feira, 21 de junho de 2018

A ESSA BRAVEZA TODA!!


2 ANOS E MEIO ....


Aos 2 anos, a criança ainda não sabe falar "quero colocar a calça antes das meias", e ela simplesmente grita quando vestimos sem respeitar a ordem. Quando seu ritual é violado, cai um dilúvio de hormônios de angústia no seu cérebro. O cérebro da criança se esforça para organizar suas imagens mentais. Para ter pontos de referência, a criança elabora rituais que ganham formatos quase mágicos. "Mel, manteiga, geleia!", diz a criança, ai de quem ousar descuidadamente passar a manteiga, depois a geleia e deixar o mel para o fim. O mundo exterior "deve"se conformar à ordem do seu mundo interior. Exigências estranhas aos olhos dos pais, os rituais infantis são muitas vezes tratados como birra. Isso é não perceber a complexidade do mundo que apresentamos ao cérebro das crianças. É fundamental para ele organizar suas percepções e suas representações mentais. Os rituais dão uma impressão de controle, eles possibilitam assim controlar a angústia. Mas se os rituais durarem além de um período de algumas semanas ou se tornarem pesados demais, vale a pena procurar um médico.


Criando rotinas você evitará muitos conflitos. Para as crianças de 2 anos, as rotinas são tão importantes que basta pronunciá-las para que sintam um enorme prazer em colocá-las em prática e lembrá-las.



Dica importante: Substitua a frase ineficaz "Agora, você vai dormir" por "Posição de dormir, respiração calma, ursinho, bocejo, olho fechado, beijinho na mamãe... Boa noite!""




Fonte: Livro "Já tentei de tudo!""

Autora: Isabelle Filliozat.


Nenhum comentário:

Postar um comentário