segunda-feira, 16 de março de 2015

Filhos leitores






Leio para o Lucca desde quando ele estava dentro da minha barriga. 

O primeiro livro infantil que eu li para ele foi "A árvore que fugiu do quintal". Livro mais que lindo, uma história de uma amizade, de uma amor grande entre a árvore e o menino Joãozinho, um amor pela natureza.

Essa história marcou minha mãe, eu e a Luana minha irmã, minha mãe lia para mim a noite, quando eu estava na primeira série, hoje segundo ano do fundamental.

Leia para seu filho você vai se emocionar!

Hoje já faz parte da rotina do Lucca a leitura dos livros, porque foi uma construção, depois que ele nasceu, continuei contando histórias, ele começou a pegar no livro, virar páginas, hoje ele mesmo vai até a sua estante e escolhe o livro e "conta"do seu jeitinho, também pede para que contemos para ele.

Continuar estimulando, vai fazer toda a diferença para que ele continue ao longo dos anos gostando de ler, colaborando para a sua criatividade, imaginação e vocabulário.

Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.

Ler em voz alta para o seu bebê!

Ler em voz alta é uma atividade maravilhosa, onde você pode compartilhar com ele desde já e por mais tempo. A leitura ensina a comunicação básica, introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir. Quanto mais histórias você ler para ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.

Quando pai ou mãe lêem, o bebê percebe suas emoções e sons expressivos, isso ajuda o desenvolvimento emocional.

A leitura também estimula o bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que a mãe faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras -  tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão masi importante da leitura para o seu bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário