sexta-feira, 13 de abril de 2018

Queijo de leite cru



O que é um queijo de leite cru??

Até então o que eu conhecia sobre queijo, é que o queijo branco tem menos gordura, é melhor para nossa saúde. Com certeza você já ouviu isso também.
Que consumir o iogurte desnatado, o queijo cottage vá te prevenir de doenças cardíacas, ajudar a emagrecer e que é mais saudável.

Essa informação já foi desconstruída, então vamos nos atualizar.
Tive a informação pela Flávia da @deleitecru, muito gentil me explicou um punhado de coisas sobre esse assunto que muito interessa às mamães. Eu também fui atrás de  outras informações e fiquei muito feliz em saber da maravilha dos queijos artesanais.
Pois não quero ver meus filhos desenvolverem qualquer  intolerância, então vamos prevenir.

O queijo amarelo é mais saboroso, contém gorduras naturais que são importantes, como o abacate, o azeite, o coco, as castanhas e das nozes, e de fonte animal por exemplo a manteiga.

Quanto mais amarelo mais fácil a digestão dele, enquanto ele passa pelo processo de maturação, ou fermentação que transforma seu aspecto, sua cor e seu sabor na verdade ele está sendo pré digerido por bactérias ou lactobacilos, esse processo quebra as proteínas em moléculas menores, também digere os açúcares naturais do leite, como a lactose, que podem ser eliminados esses elementos que causam intolerância.
Quantas crianças hoje em dia com intolerância a lactose, são muitas, até mesmo adultos.
O queijo branco é adocicado, esse é o sabor da lactose.

Queijo parmesão, queijo canastra são muito mais saudáveis, ricos em proteínas, rico em gorduras, pobres em açúcares e de fácil digestão e muito saborosos. Na França quase não se come queijo branco, são considerados queijos crus. Não são todas as pessoas que toleram bem os queijos mas se você gosta, eu amoo queijo, escolha queijos artesanais, criados a moda antiga, que as vaquinhas comem capim, sem hormônio, sem antibiótico e outras substâncias que fazem parte do processo industrial.

Hoje o assunto do globo repórter foi o queijo artesanal, queijo canastra, queijo parmesão, e a criação do rebanho, como é feito esse queijo, que varia com o clima, com o tipo de pastagem entre outras coisas.

Dê preferencial para os queijos bem curados e firmes. Também tem os queijos de cabra e de ovelha, que são ainda mais digestivas, que apresentam um perfil de aminoácidos ainda mais fácil para o corpo fazer digestão.

Fonte : Flávio Passos - Pesquisador da saúde, Nutrição e Gastronomia.







3 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. E isso aí... parabéns. .. sabemos que é um movimento de mudança alimentar. .. mas é assim ... graças a Marcela.. que está ajudando a difundir isso.. principalmente para as crianças!gostei muito legal de conhece-lá e ver o cuidado que tem com seus filhos... fazendo o máximo para que elés vivam da forma mais natural possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada !!! Fico feliz demais de estar nesse caminho e conhecer esses alimentos e pessoas novas que nos acrescentam...

      Excluir